PORTIFÓLIO ATUALIZADO

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

TATTOO - Como tudo começou



Diz à lenda que a tatuagem segue a linha evolutiva do homo sapiens, desde sua época primitiva, nas cavernas, esses homens se orgulhavam das cicatrizes propositais que traziam e a contemplavam como um marco do crescimento (passando para fase adulta ou tornando-se um guerreiro, por exemplo) e sinônimo de coragem ou mesmo aqui no Brasil, onde os primitivos já cultuavam o ato de tingir o corpo como forma de adorno.

E agora a tattoo está crescendo, quebrando preconceitos e ganhando espaço, não só entre os jovens, mas em todas as faixas-etárias, tribos e classes sociais.

Não se sabe ao certo de onde a tattoo veio, ou onde vai parar. O importante é que ela existe e a sociedade está cada vez mais apaixonada por essa nova forma de arte. Nesta seção você ficará por dentro de toda a história da tatuagem registrada até hoje. Origem, provas arqueológicas e tudo o que é necessário saber sobre O HISTÓRICO DA TATTOO.


Origem



Ninguém sabe realmente de onde a tatoo surgiu, mas a TBM vai te ajudar a desmistificar esse assunto.

Dizem que surgiu em vários lugares ao mesmo tempo e que a idéia se espalhou, tipo nômade, mas sabe-se que foi usada de diversas maneiras, como marcos de crescimento, social e religioso. E por mais incrível que possa parecer, como forma de medicina por curandeiros de algumas tribos.
No entanto, diz uma lenda também que a tatuagem seguiu a linha evolutiva do homo sapiens. Os primitivos nas cavernas, nossos queridos “uga-uga”, se orgulhavam das cicatrizes propositais que traziam e a contemplavam como um marco do crescimento para a fase adulta ou tornando-se um guerreiro, e sinônimo de coragem. Ou mesmo aqui no Brasil, onde os primitivos já cultuavam o ato de tingir o corpo como forma de adorno. Enfim, descobrimos relatos que o homem que inventou a palavra tattoo foi o James Cook, um navegador inglês, pioneiro da exploração do Oceano Pacífico, que ao desembarcar com sua tripulação no Taiti, nas Ilhas da Polinésia, encontrou nativos com desenhos pelo corpo no lugar de roupas. No diário de bordo, escreveu que os nativos injetavam tinta preta dentro da pele que ficavam marcadas para sempre e eles tinham isso como um motivo de grande orgulho.

Os nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), tatuavam-se em rituais complexos, sempre ligados à religião. Os maoris se destacaram pela criatividade do Moko, tatuagem tradicional feita no rosto.
Tatu, no idioma do Taiti, significa "desenho no corpo". Daí surgiu a palavra em português: Tatuagem. Em seus relatos registrados no diário de bordo, Cook escreveu que os nativos injetavam tinta preta dentro da pele que ficavam marcadas para sempre e eles tinham isso como um motivo de grande orgulho. O homem que “descobriu” a tatuagem foi James Cook, que alias também descobriu o surf (Será por isso que a tattoo e o surf estão tão ligados?). Ele desembarcou em uma ilha (a qual não se sabe ao certo onde foi) e deparou com os nativos usando desenhos no corpo no lugar de roupas. Então James, para descrever sua descoberta, escreveu em seu diário de bordo a palavra tattow (Ou tatau que representa o som feito durante o ato de tatuar). Essas tattos eram feitas com agulhas eram na verdade ossos bem finos, e introduziam a tinta na pele com a ajuda de um “martelo” (ou algo parecido).



FONTE




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...