PORTIFÓLIO ATUALIZADO

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Hanya a Máscara japonesa mais tatuada



Hanya a Máscara japonesa mais tatuada


http://www.clas.ufl.edu/users/murphy7312/JPT3500file/JPT3500.imagefile.4/Nohfile/Noh.hanya.jpg

Ao contrário do que possa parecer o Hannya ou as máscaras como as chamamos, nada tem a ver com o Diabo e Satánas.

Existe um conceito de um inferno, no budismo japonês, em que Hannyas na vida terrestre são monstros.
São os confusos sentimentos humanos como a paixão, ciúme e ódio em que podem transformar homens e mulheres nesses terríveis monstros.
A Hannya é apenas um exemplo dos muitos tipos diferentes de máscaras utilizadas pelos atores do tradicional teatro japonês estas performances são muito utilizadas na representações das histórias tradicionais e bem conhecidas, em todo o oriente, desenvolvida no Japão durante o século 14, as máscaras são utilizadas para transmitir a identidade e o humor dos vários personagens, que são aproximadamente oitenta as diferentes histórias.
A máscara Hannya é especificamente utilizadas para representar uma mulher vingativa e invejosa, pois sua raiva e inveja a consumiu de forma que ela se transformou em um demônio, mas com alguns importantes vestígios da humanidade que ainda lhe resta .
A Hannya é representada por uma face com chifres, grandes olhos, dentes pontiagudos, combinados com um olhar de puro ressentimento o ódio é representado pela expressão de sofrimento em torno dos olhos e das vertentes do cabelo que sempre esta representada de uma maneira desordenada, demonstrando assim a sua paixão desvairada.
Quanto mais violenta e colorida for a personificação da face, na composição do desenho para tatuagem, mais pode se extrair das emoções do personagem.
A Tatuagem consegue retratar muito bem e tirar o máximo dessas fantasiosas e cativantes imagens, porem para que ela tenha uma harmonia perfeita não devem ser tatuadas muito pequenas pois os detalhes de expressão como cito acima não podem ser impressos na confecção do trabalho, assim ela perde totalmente a caracterização de seu significado tão importante como é as mascaras de Hannya.


http://u1.ipernity.com/6/75/52/2117552.12702b05.500.jpg



A mais conhecida história de um demônio Hannya é a da jovem garota Kiyo Hime .
Seu pai era proprietário de uma harborage (espécime de pousada construída sobre as águas), no qual um monge parava ali todo ano.
Ao longo dos anos Kiyo Hime desenvolveu uma profunda paixão por esse monge, porem esses sentimentos não poderiam ser devolvidos por ele.
Uma noite Kiyo Hime confessou seu amor a ele e ele tentou dissuadir o seu afeto. Mas ela não pode esquecê-lo e continuou a persegui-lo com grande persistência.
Finalmente depois de que todas tentativas tinham sido frustradas, seu amor apaixonado por ele se transformou em um profundo ódio, e ela envergonhada decidiu fugir, encontrando refúgio em um convento próximo, por ela esta transformada em uma Hannya, com corpo de serpente que guspia fogo, os padres resolveram a cobrir com um grande sino e sua respiração flamejante com o tempo foi derretendo o sino e causando-lhe uma morte lenta e dolorosa.



FONTE


Máscaras japonesas


Máscaras japonesas
É Normal vermos tatuagens orientais com máscaras vejam oque elas significam:




Máscaras do Nô - Fantasmas e Espíritos (Onryo)
Fantasmas e Espíritos (Onryo)
Este é o tipo que retrata encarnações de espíritos e pessoas mortas. Eles incluem fantasmas do sexo masculino como Ayakashi, Yase-otoko e Ikkaku-sennin, e femininos como Yamanba e Deigan. Geralmente representam a vingança, esses espíritos são venerados como Deus, sob a crença de que, quando uma pessoa morre, a alma se torna um Deus.

Hannya (般若) - A expressão desta máscara é uma fusão de ciúme, tristeza e dor incontrolável de uma mulher. Ela tem uma aparência demoníaca com dois chifres, uma larga boca e a sobrancelha rígida. A palavra Hannya vem do sânscrito, onde seu significado de nada ter a ver com o Demônio japonês.Trata-se de uma virtude atribuída a Buda: A Sabedoria. Existe até uma oração, a Hannya Shingô. Como amuleto, funciona espantando maus espíritos.

Hiragata-hannya (平型般若)- Foi criada na era Kamakura (1192-1333) no qual muitas máscaras foram criadas. Ele tem uma primitiva, desequilibrada e antiquada face plana faltando elaboração, ao mesmo tempo, a Hannya normal tem uma forma triangular com extrema sofisticação. Diz-se que esta mascara foi a origem de Hannya.


Yamanba (山姥)- A palavra Yamanba, bruxa ou montanha, lembra a de uma velha mulher louca em contos de fadas, vivendo em uma montanha com uma foice na mão, e sua vida, em carne humana. No entanto, no Yamanba do teatro Nô, ela representa um bom duende que vive em uma montanha. A máscara de Yamanba simboliza uma montanha ninfa.

Kawazu (河津/蛙)- Uma máscara chamada Yase-otoko, que retrata um fantasma de um homem morto assombrando este mundo depois que ele foi condenado por matar violentamente. Kawazu é uma deformação do Yase-otoko, tem bochechas ocas e olhos vagos. Também tem cabelos molhados escorridos, que acentua a sua fraqueza e miséria, tornando a platéia se sentir mais tristeza e sofrimento.

Yase-onna (痩女) - Ryō-no-onna é um tipo de máscara que retrata uma mulher com ciúme e rancor, que não poderia ir ao Nirvana e se tornou um fantasma. Yase-onna é uma das variações do Ryō-no-onna. Yase-onna tem um olhar humano, com os olhos vagos e bochechas ocas salientando a fraqueza da mulher e à miséria.


Ayakashi (怪士)- A máscara é usada para o fantasma de um comandante militar que morreu com um forte rancor. É considerada uma obra-prima, uma vez que descreve tanto a dignidade quanto seu coração. Ele tem olhos oblíquos de anéis de metal brilhante, significando que o personagem tem um caráter e uma forte vontade contra este mundo.

Yase-otoko (痩男)- A máscara retrata o desespero de um homem que sofria de muitas coisas. Ela tem pele pálida e medonha, e um fino bigode e sobrancelhas. A boca é quase fechada. Os olhos, porém, têm anéis de metal brilhante, significando que a personagem é alienado ao seres humanos, e tinta vermelha ao redor, fazendo você sentir um profundo rancor. Na época Muromachi (1336-1573), um confeccionador de máscaras chamado Himi, foi bom em fazer máscaras com uma sombra da morte em seu rosto, como Yase-otoko.

Ryūnyo (竜女)- Esta máscara é usada na história de uma mulher mergulhadora; na história, o mergulhador tenta reconquistar uma jóia roubada a partir do Palácio do Rei Dragão, para que seu filho tenha sucesso na vida. A fim de proteger a jóia dos dragões e tubarões na sua fuga, ela própria abre seu peito com um punhal, e coloca a jóia em seu corpo. Esta máscara é usada na cena em que a mergulhadora dança depois que ela se transforma em um dragão do sexo feminino e é levada para Nirvana. A máscara retrata a vontade da mãe que ama seu filho. O cabelo traçado em sua testa retrata um dragão fêmea que só apareceu a partir do mar.

Ja (蛇)- A lenda conta que as mulheres transformam-se em serpentes se elas sentem raiva extrema ou muito rancor. A máscara tem uma aparência muito mais brutal do que Hannya, mostrando um assustador rosto com sua boca bem ampla e aberta. O ouro na cor dos olhos e dos dentes significa que o personagem é alienado aos seres humanos, e o vermelho escuro na face, nos faz sentir tumultuosas paixões nunca realizadas. Por outro lado, podemos encontrar a intenção de deixar uma imagem de uma mulher branca na testa.

Namanari (生成)- Esta máscara retrata uma aparição de uma mulher que vive cheia de raiva e rancor depois de ser abandonada pelo marido. Ela habilmente descreve o estado da mulher repleto de emoção. Ela tem pequenos chifres na cabeça e uma ampla boca, e pode ser considerada como uma fase preliminar de se tornar um demônio, que é representado por Hannya. O ouro nos olhos e os dentes distinguem o ser desumano. Por outro lado, tem sobrancelhas na testa, o que nos lembra de uma mulher humana. A máscara é feroz, mas tem um olhar um pouco miserável.

FONTE




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...