PORTIFÓLIO ATUALIZADO

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Como funciona uma cobertura

Muita gente tem tatuagens feias, com cores desbotadas ou formatos indesejáveis. Desenhos antiestéticos, nomes de namorados, coisas do passado que não trazem boas lembranças ou simplesmente algum desenho que não tem mais nada a ver com o modo de vida atual.


Vamos entender como funciona uma cobertura:




Primeiramente entenda que o pigmento que foi aplicado na sua tatuagem antiga, encontra-se dentro de células vivas, não podendo ser removido, a não ser provocando a morte destas células ou removendo as mesmas.

Sabendo disso, é bom frisar que pigmento escuro não pode ser coberto por pigmento claro, visto que um será aplicado sobre o outro, e não em sua substituição.

Estudos mostram que as células que abrigam as partículas de tinta das tatuagens, mudam de lugar, em decorrência do tempo que se passa desde a aplicação do pigmento.

  • Inicialmente, as partículas de tinta são encontradas dentro de grandes fagossomos no citoplasma dos queratinócitos e fagócitos, incluindo fibroblastos, macrófagos e mastócitos.
  • Após 1 mês, a membrana basal está sendo formada novamente e estão presentes agregados de partículas de tinta no interior das células basais. Na derme, fagócitos contendo tinta concentram-se ao longo da borda dermoepidérmica abaixo de uma camada de tecido de granulação firmemente cercada por colágeno.Não se vê pigmento no interior dos mastócitos, das células endoteliais, nas células de Schwann, na luz dos vasos sangüíneos e linfáticos ou extracelularmente. Após 1 mês, a eliminação transepidérmica de partículas de tinta através da epiderme ainda está em andamento, estando as partículas de tinta presentes nos queratinócitos, macrófagos e fibroblastos.O restabelecimento de membrana basal intacta impede maior perda transepidérmica.


  • Nas biópsias feitas 2 a 3 meses e 40 anos depois, as partículas de tinta são encontradas somente nos fibroblastos da derme, predominantemente numa localização perivascular abaixo da camada de fibrose, que substituiu o tecido de granulação.

Outro fato a ser observado em uma cobertura, é que, após a pigmentação inicial, ou primeira sessão, durante o processo de cicatrização, a camada germinativa da pele produz novas células que empurram as células contendo o pigmento anterior para as camadas mais superficiais, fazendo com que a tinta antiga reapareça.




Por este motivo, geralmente é necessário reaplicar pigmento após 60 dias, que é o período em que a atividade celular ainda é importante no local da aplicação de pigmento.




Portanto, para fazer uma cobertura e obter bons resultados é necessário:




1 - Um estudo do desenho que se encontra na pele. Geralmente uma nova tatuagem a ser feita em cima de outro desenho, tende a ser mais escura e maior.




2 - Um estudo das cores utilizadas no desenho, considerando inclusive qualquer reação que tenha ocorrido durante a cicatrização desta tatuagem antiga e observando que em caso de ter havido reação alérgica ao pigmento antigo, no momento da cicatrização, é provável que ela se repita.O motivo é que quando aplicamos um pigmento novo, interagimos com as células que guardam o pigmento antigo e é possível que ele seja liberado de dentro da célula, voltando a interagir com o organismo.

3 - Uma boa aplicação de cores vivas, evitando sombras com pigmento preto, sempre que possível.

4 - Acompanhar a cicatrização, marcando retornos com 30 e 60 dias, para avaliação de possível retoque.



No caso de retoques de coberturas, há uma pequena taxa, porque a necessidade de retoque sedá, não por imperícia do tatuador, mas por conta dos processos naturais envolvidos na cicatrização.

Outras dicas:
  • Fotos, rostos, desenhos que exigem transparência ou tons de pele, não podem ser usados em cobertura.
  • Tatuagens em que a pele adquiriu uma textura com relevo ou depressões podem ter esse defeito corrigido. Para isso são necessárias sessões adicionais e este tipo de trabalho só pode ser executado por profissionais experientes.

fonte



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...