PORTIFÓLIO ATUALIZADO

AMAZONA TATTOO

Minha foto
Rua Araguari, 525 lj 20,em frente a Loja do Cruzeiro no city Shopping TEL: 33172539. E-MAIL aamazonatattoo@yahoo.com.br FACEBOOK: benaia.amazonatatuadora@facebook.com

terça-feira, 29 de julho de 2008

Deuses Egipcios - Harpócrates



Harpócrates Criança nua com dedo na boca, madeixa de cabelo lateral: membro da enéade de Heliópolis; filho de Osíris e Ísis.
Harpócrates era um deus da mitologia egípcia que encarnava o deus Hórus enquanto criança. O seu nome egípcio era Horpakhered ("Horus Menino" ou "Hórus Criança"), sendo Harpócrates a forma helenizada do seu nome.
Era filho de
Osíris e de Ísis. Foi concebido postumamente, uma vez que o seu pai já tinha falecido. A concepção foi possível graças ao recurso por parte de Ísis à magia. Teve que ser escondido pela sua mãe nos pântanos do Delta para protegê-lo do seu tio, o Seth, que tinha sido o líder do plano que conduziu ao morte de Osíris.
O deus alcançou bastante popularidade durante a Época Baixa. Durante a era ptolemaica foi visto como o filho de
Serápis e de Ísis.
Era representado como um menino nu, usando na cabeça a coroa dupla (coroa que era o resultado da junção da coroa do
Alto Egipto e da coroa do Baixo Egipto) ou a coroa hemhem (coroa que correspondia a três coroas atef juntas). Tinha a característica trança lateral das crianças egípcias, que em alguns casos saía da coroa e encontrava-se presa na orelha. Poderia também ser representado como posicionado em cima de dois crocodilos, segurando nas mãos animais venenosos (como serpentes ou escorpiões), tendo sobre a cabeça uma imagem do deus protector da infância, Bes. Esta forma, designada como "Hórus sobre os crocodilos", era frequente em estelas com objectivos curativos. Os egípcios acreditavam que a água que tinha sido passada sobre este tipo de estelas adquiria propriedades curativas, sendo administrada a vítimas de picadas de animais venenosos. Identificado com o deus sol, poderia ser representado a emergir de um lótus. Surgia também a ser amamentado por Ísis ou Hathor.
Devido ao facto de ser representado com o dedo na boca, gregos e romanos consideraram, incorrectamente, tratar-se do deus do silêncio e do discernimento.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...