YANTRA E MANTRA "OHM"
OHM é a sílaba indiana mais sagrada e mística, pois é o emblema da divindade. O símbolo da eternidade. Com esta sílaba começam os Vedas, e com ela terminam, indicando que ela é o início e o fim do Universo. A pronúncia desta sílaba é OM, pois, no sânscrito, a vogal O forma-se pelo ditongo a+u.
"O OM é uma sílaba constituída por três letras: A, U e M. e pronuncia-se OM. Um erro comum aos que não conhecem Yoga é pronunciar as três letras, AUM. O OM é o símbolo universal do Yoga e do hinduísmo para todo o mundo, todas as escolas de todas as épocas. Traçado é um Yantra (símbolo); pronunciado é um Mantra.
O OHM sozinho é um Nirguna Mantra pois se refere ao Absoluto. OHM não tem tradução alguma, mas devido à grande gama de efeitos sobre o corpo e a mente de quem o vocaliza ou mentaliza, é considerado o "Corpo de Deus".
OHM é o mais poderoso de todos os mantras. É a origem e o fim de todo verbo. Todo o Universo procede de OHM, conserva-se em OHM e nele se dissolve. OHM é a criação, a conservação e a renovação da Trimurti (trindade) hindu. Logo, de todos os mantras utilizados para a meditação, o OHM é o que produz melhores resultados.
OHM é o bija mantra do ajña chakra, isto é, o som-semente que desenvolve o centro de força da terceira visão, responsável pela intuição, meditação e pelos fenômenos da telepatia e da clarividência. Sendo o mantra mais completo e equilibrado, sua vocalização não oferece nenhum perigo nem contra-indicação. É um mantra altamente positivo que impede sentimentos malévolos e transmuta os pensamentos negativos em seus complementares elevados. Atua profundamente no sistema nervoso e no glandular. É estimulante e ao mesmo tempo tranqüilizante pois consiste numa vibração sáttvica (que contém em si, tamas e rajas sublimados).
VEJA + FOTOS DE OHM
Nenhum comentário:
Postar um comentário