Triskel
Um tríscele (do grego τρισκέλιον [triskélion]; τρισκελής [trislelís], "com três pernas") é um símbolo formado por três espirais entrelaçadas, por três pernas humanas flexionadas ou por qualquer desenho similar contenham a ideia de simetria rotacional.
O tríscele é o símbolo identificativo de três regiões europeias: a Bretanha, a Ilha de Man e a Sicília. Os trísceles de Man e da Sicília são formados por três pernas dobradas e entrelaçadas na região da virilha.
Enquanto que o tríscele de Man são três pernas envolvidas por uma armadura, o tríscele siciliano contém em seu centro a imagem da cabeça de uma Medusa.
O triskel também é conhecido como a “espiral da vida”, o símbolo é constituído por três espirais que sugerem um movimento giratório em torno do centro, representando a criação e o movimento constante do universo, com cada ramo incessantemente a fluir para o exterior e a regressar ao ponto de origem. É a metáfora do ciclo da vida, da morte e do renascimento. Segundo os celtas, esta figura, repositório do poder do número três, personifica os ciclos da vida dentro das três esferas de influência dinâmica no universo: terra, mar e céu.
Possuidora de múltiplos significados na simbologia celta, esta figura exprime ainda a tripla manifestação ( força, conhecimento e amor) da unidade divina masculina e feminina. Representa as três classes da sociedade celta (guerreiros, druidas e produtores) e simboliza a energia “em movimento” na expressão das suas espirais, com o ar, a água e o fogo reunidos no centro “espiritual” do emblema.