Nova tatuagem high-tech
Nova tinta condutiva permite desenhar circuitos elétricos sobre a pele humana
Tatuagens, seja com henna, tinta preta, colorida ou sensível ao ultravioleta, são comuns. Mas a Bare, uma nova tinta produzida pela homônima Bare Conductive, se destaca com uma propriedade única: ela é capaz de conduzir energia elétrica sobre a pele humana.
Com ela, os traços se tornam efetivamente trilhas em um circuito elétrico, com inúmeras possibilidades de uso. Desde aplicações médicas, como a melhoria na condutividade de sensores espalhados pelo corpo, passando pelas artísticas, como fazer um LED no pulso acender quando tocar a tatuagem, que o conecta a uma bateria oculta, até as mais “cyberpunk”: uma tatuagem Bare poderia ser usada como “antena” para melhorar a recepção de um GPS ou celular de pulso. As possibilidades são muitas.
Segundo os fabricantes a tinta, cuja composição não é revelada, é perfeitamente segura e temporária. O site oficial da Bare, em www.bareconductive.com , não informa preços ou se a tinta está disponível comercialmente, mas traz várias galerias de fotos de exemplos de uso e demonstrações em eventos e instalações de arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário