PORTIFÓLIO ATUALIZADO

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Tatuagens podem ser usadas como vacinas

http://1.bp.blogspot.com/_oCFEu77i-nM/SifQQ_CcD9I/AAAAAAAAABw/IPHDTYcxBPU/s320/vacinas.jpg

Tatuagens podem ser usadas como vacinas, diz estudo


Além de servirem como adorno, no futuro as tatuagens também poderão ser benéficas para a saúde, segundo informaram nesta quinta-feira (7) cientistas alemães.

Os pesquisadores do German Cancer Research Centre realizaram estudos em cobaias e descobriram ser mais eficiente aplicar uma nova geração de vacinas de DNA por meio de tatuagens do que a forma padrão de injeções intramusculares.

Apesar de promissora, essa nova geração de vacinas --que utiliza fragmentos de DNA para estimular a resposta imunológica-- demonstrou pouca eficiência até o momento. A aplicação por meio de tatuagem, de acordo com o estudo, ainda pode melhorar seus resultados.

"A aplicação de DNA por meio de tatuagens pode ser uma forma de difundir a aplicação comercial da vacina de DNA", disse Martin Mueller, do German Cancer Research Centre, em Heidelbergh.

http://1.bp.blogspot.com/_dCythVLNH04/SXDiGvqMHOI/AAAAAAAACqU/Ut-rPlUBd3Y/s320/ESSA+3.JPG


Nos testes em cobaias, Mueller e seus colegas utilizaram fragmentos da proteína do HPV (papilomavírus humano), vírus transmitido sexualmente. A tinta não foi empregada, o que fez com que a tatuagem não deixasse marcas permanentes.

Eles aplicaram três doses da vacina de DNA por meio de tatuagem, produzindo um nível de anticorpos ao menos 16 vezes maior do que três injeções intramusculares.

Como resultado, a tatuagem --que mede cerca de um centímetro quadrado-- causa feridas e inflamações, sendo mais dolorosa, porém mais eficiente que as injeções normais.

"Provavelmente é isto que faz com que a vacina tenha melhores resultados do que as injeções normais, pois o tecido é avariado e isto afeta as células imunológicas, estimulando os antígenos", disse Mueller.

A pesquisa foi publicada no jornal on-line "Genetic Vaccines and Therapy".


http://farm4.static.flickr.com/3407/3448023634_b224f99626.jpg?v=0

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...