PORTIFÓLIO ATUALIZADO

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Daruma



Daruma

São bonecos arredondados, feitos de madeira ou papel-machê, com o corpo pintado de vermelho, sem braços e pernas, rosto branco com bigode e barba e seus olhos não têm pupilas. Alguns bonecos tem caracteres escritos em sua face, especificando o tipo de desejo que a pessoa tem em mente. No queixo, pode se escrever o sobrenome do dono do boneco.

O daruma é essencialmente um boneco de desejos. Vem com os olhos em branco, porque o costume é pintar uma pupila, quando fizer um desejo, e então quando o desejo se realizar, a outra pupila é adicionada. Até que o desejo se torne realidade, o daruma é colocado em algum local alto na casa, tipicamente fechado com outros pertences significativos, como o butsudan (oratório budista familiar).

Muitos japoneses fazem seus desejos ao daruma no primeiro dia do ano. Quando o desejo se realiza e a segunda pupila é pintada, o daruma é exposto até o próximo ano novo. No final do ano é costume levar o daruma a um templo, onde ele é queimado em uma grande fogueira ao ar livre.

O daruma é um dos mais populares talismãs de sorte no Japão. Vendido em festivais religiosos e feiras, esse boneco representa o Bodhidharma. Quando golpeado em qualquer de seus lados, o boneco balança e volta a sua posição inicial, ou seja, de pé. Por isso é chamado de okiagari koboshi (boneco que sempre fica em pé), e é um símbolo de perseverança, flexibilidade e determinação. Um provérbio japonês é intimamente associado ao daruma: “Nana Korobi Yaoki” (Caia sete vezes, levante oito).

Enquanto a maioria dos bonecos daruma são masculinos, em algumas localidades no Japão existe um daruma feminino, chamado ehime daruma (princesa daruma).

O lendário Bodhidharma foi um sábio hindu que viveu em alguma época do século V ou VI. Ele é o indiscutível fundador do Zen Budismo e, considerado como o introdutor do Zen na China, durante suas viagens ao Reino Médio (Zen Budismo é o termo usado no Japão, mas a filosofia do Daruma chegou primeiro na China, onde floresceu e foi chamada de Chan Budismo. Apenas séculos depois, se desenvolveu no Japão, onde é chamado de Zen Budismo). Existem incontáveis lenda sobre este sábio. A mais conhecida diz que ele atingiu a Iluminação (satori), depois de meditar em uma caverna por sete anos (alguns dizem nove anos), sem piscar ou mover seus olhos. Outras lendas contam que ele estava virado para a parede do templo Shorinji, na China. Durante esses anos de meditação, seus braços e pernas atrofiaram, encolheram e caíram. Há uma lenda onde o Bodhidharma corta suas pálpebras. Aparentemente, ele cochilou durante a meditação e, num ataque de raiva, cortou suas pálpebras, que caíram no chão e germinaram como a primeira planta de chá verde da China.

O Zen Budismo foi levado para o Japão no início do século XII. No período Muromachi (1333 a 1573), surge no Japão o boneco daruma, na mesma posição em que o monge sentava-se para meditação bem como imitando bonecos teimosos trazidos da China. Assim, começou a propagar como sendo uma decoração.

A fabricação de daruma começou em Takasaki, no final do século XVII, como uma maneira de ajudar os fazendeiros que sofriam com a falta de recursos. A história é que o templo Daruma instrui os fazendeiros a fabricar bonecos de papel-machê, como um modo de ganhar um rendimento extra.

Em meados do período Edo (1603 a 1868), chegou ao formato atual. Nessa época já havia no âmago do povo japonês o sentimento de se proteger usando o daruma como um talismã para evitar todos os males existentes na colheita agrícola, caça e pesca. Desde então, o daruma é utilizado como uma maneira de atingirmos nossos objetivos e sonhos.


Um comentário:

Anônimo disse...

fiz a minha primeira tattoo
Daruma esta ficando irada,
nunca tinha conhescido a verdadeira historia
do Daruma,me amarrei!!!
muito interessante,alem da tattoo ser muito foda tbm...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...